Powered By Blogger

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Lição de vida

Jehozadak Pereira

Aos 75 anos, Alvin Straight, recebe a notícia de que seu irmão com quem não conversava há dez anos por causa de uma briga, está a beira da morte. Impedido de dirigir por causa da idade e não encontrando ninguém que o levasse até a casa do irmão, Alvin resolve dirigir um trator de aparar grama puxando um trailer com suas roupas e comida de Laurens no Iowa para Mount Zion no Wisconsin, numa viagem de 250 milhas que separam os dois estados americanos durante seis semanas.

A jornada transforma-se numa viagem poética e lenta, delimitada pelas faixas amarelas das estradas secundárias do meio-oeste americano. O mundo rural e organizado é o pano de fundo que ajudam a carregar de emoção o trajeto. No caminho Alvin conhece pessoas que o ajudam, como a família que o amparou quando o trator quebrou, ou ainda a mulher estressada e histérica que atropelou e matou um veado; o que proporcionou a Alvin, um jantar diferente naquela noite.

Pequenos e efêmeros relacionamentos que fazem a diferença para Alvin. A cena final, quando Alvin chama por Lyle, que de dentro da casa responde – Alvin!, é antológica e silenciosa, mas, tão tocante que nem precisava de palavras.

The Straight Story, foi dirigido por David Linch, e Richard Farnsworth – morreu meses depois de concluído o filme, que foi baseado numa história real.

Um comentário: